Sobre o Tai Chi

Kung Fu Porto Alegre

Sobre o Tai Chi

  • Tai chi em chinês significa "pólos supremo" ou "pólos primordiais".

É um conceito de energias ou princípios que dão forma ao Universo e se complementam em harmonia . Esses são Ying ( energia feminina da terra ) e Yang ( energia masculina do céu). Dessa complementação surge a unidade, o todo ( o Tao ).
Também tem o sentido de "eixo" , o ponto central que permite nosso equilíbrio interior, em torno do qual organizamos o mundo exterior ( as percepções ). Do Tai chi, surge o "Tai chi Chuan" ou "O Punho da Suprema Cumeeira".

O Tai chi Chuan é considerado como uma arte de saúde e longevidade, bem como em seu caráter marcial (estilo de origem interna ), traz força, flexibilidade e concentração. Sua especialidade engloba conhecimentos da Medicina tradicional, da Filosofia e da Arte Marcial chinesas. Na prática, a definição mais conhecida do exercício dessa arte, é o que chamamos de "forma". A Forma consiste numa seqüência de posturas do corpo que se executa de maneira lenta e num ritmo constante, gerando movimentos encadeados, com uma aparência suave e fluida .Algumas de suas técnicas: de mãos, com leque, sabre ou espada, breves ou longas. Complementado por outros exercícios, esse treinamento desenvolve noções fundamentais como:

- Equilíbrio: Tendo a coluna vertebral como eixo, que ordena os movimentos, gerando um parâmetro, um guia para nossa ação.

- Tranquilidade e paciência: surgem da execução lenta (que acalma o córtex cerebral, responsável por nosso estado de alerta) e da constância (a concentração determinada produz os resultados escolhidos para as ações).

- Harmonia e relaxamento: através da suavidade (nem forte demais, nem fraco demais ) que equilibra sentimento interno com a expressão externa; da fluidez - surgida do relaxamento de todas articulações; e da serenidade - manter a mente vazia e livre de pensamentos, gerando um estado de "vazio",ou "meditação em movimento".

O estudo do Tai chi Chuan é indicado para todas as idades, seja para homens ou mulheres. No entanto, é especialmente valoroso àqueles que desejam combater o stress físico, mental ou emocional, fortalecer sua condição geral de saúde, e/ou harmonizar corpo e espírito. Cabe destacar, que para pessoas acima de 50 anos, sua prática é ótima, principalmente quanto a manter a mente ágil, centrar a força nas pernas e preservar um equilíbrio físico bem controlado.