Origem do estilo Garra de Águia

Ying Jow Pai - Escola de Arte e Dança | Kung Fu Porto Alegre

Origem do estilo Garra de Águia

  • NGOK FEI E AS 108 TÉCNICAS DE LUTA

Em 1130 d.C., a China estava sob as regras do rei Go Chung, e foi invadida pelos "Soldados Dourados" da Mongólia. Na resistência Sung havia um brilhante general chamado Ngok Fei, famoso por sua honestidade e patriotismo como também por seu kung fu perfeito. Ele treinou seus soldados nas técnicas de luta que adaptou do kung fu do monastério Sil Lum, o qual aprendeu de um monge chamado Jow Tong. Usando essas técnicas, Ngok Fei e suas tropas derrotaram os invasores mongóis.

Em várias ocasiões sucedeu de capturarem Gam Ngat Sut, o general mongol, mas achando-o um oponente indigno, eles o libertaram. Soube-se que que o General Ngok Fei e seus soldados, sem nenhum auxílio, puderam proteger metade do país. Como resultado, as técnicas de Ngok fei, conhecidas como Ying Kuen, adquiriram brava reputação através da China. Conhecidas como as "108 técnicas de chaves" ou Ying Sao (punho de águia) , o sistema consiste primariamente de trabalhos com as mãos, variandode simples obstrução e socamento, ao mais complicado corpo a corpo, dando ênfase ao uso de agarramento rápido e pressionando pontos estratégicos. Ainda ensinado nos dias de hoje, as 108 técnicas de chaves deram grande respeito a Ngok Fei durante sua vida.
Enquanto Ngok fei ganhava reputação, como um grande general, o rei de Sung, Go Chung, gozava sua vida de ócio. Como mau líder, ele delegou muito da sua autoridade para o primeiro ministro, Chun Kui, que infelizmente não era nem escrupuloso, nem patriota. De fato, ele foi um agente trabalhando para os mongóis. Para seu próprio interesse, Chun Kui aconselhou Go Chung a cessar as hostilidades para com os mongóis, apressando-o, ao usar um "Decreto Dourado" chamando de volta Ngok Fei. Quando Ngok fei recebeu a ordem, ele estava no meio de uma batalha e não pode voltar. Chung Kui insistia que era ordem do rei e que Ngok Fei parasse de lutar. Go Chung enviava decreto após decreto. Ngok Fei persistia em guerrear mesmo tendo que decidir entre proteger seu país ou obedecer ao rei. Finalmente, se fosse ignorado o "Vigésimo Decreto Dourado", isso significaria o exílio. E o patriotismo exigiu a obediência. No seu caminho de volta à capital, ele parou para descansar. Chun Kui havia se antecipado na rota de Ngok fei, e mandou alguns de seus homens ficarem na espera em emboscada. Quando esse chegou, eles o assaltaram e mataram em uma aramdilha que não deixou chance de defesa para Ngok Fei. Com apenas trinta e nove anos -como muitos bons homens na história- Ngok Fei teve uma carreira breve e brilhante, morrendo brutalmente tão jovem. Enfurecidos pelo trágico desaparecimento de seu líder, os soldados de Ngok Fei abandonaram os serviços do rei. Eles perambulavam por todas as partes da China, e alguns continuaram com a prática das 108 técnicas de chaves . Dessa maneira Ying Sao propagou-se e sobreviveu aos levantes políticos e sociais do século 13 na China. Nesse tempo, o sistema garra de águia achou de volta o caminho para suas raízes - o monastério Sil Lum onde Ngok Fei havia estudado com Jow Tong anos antes.